1)
Laymert afirma que as transformações da cibercultura passam do “campo das
ciências chamadas duras, para ciências humanas, para filosofia, para os estudos
de linguagem, para a teologia” (p. 286). Mencione alguns exemplos destas
transformações nos dias atuais.
2)
Como Laymert faz a distinção entre a cibercultura e a cultura digital? Comente
com base na definição de cultura digital de Santaella.
3)
Ao afirmar que a cultura cibernética trouxe a “noção de informação” (p. 287), Laymert
quer dizer que o que diferencia a nossa cultura da cultura dos yanomamis está
no fato de que nós conseguimos guardar a informação e eles não?
Respostas:
ResponderExcluir1-Alguns exemplos dessas transformações são: Orkut, Facebook, Blogs, Twitter.
2-Laymert afirma que o termo cibercultura tem uma dimensão mais abrangente e cultura digital fere-se mais ao processo de digitalização.
3- Ele não afirma isso.
Valdete
1. Na primeira resposta creio que pode ser acrescentado que todas as áreas (filosofia, linguagem e teologia) também estão se apropriando da cibercultura para que o alvo de cada uma delas seja alcançado. Por exemplo, no campo da filosofia temos sites específicos para discussões filosóficas (utilizando-se de fóruns). Na área da linguagem, existem diversos softwares educacionais que facilitam o aprendizado. E na área da teologia, vemos que diversos grupos religiosos estão buscando outras mídias para arrebanharem seus fiéis e proclararem sua mensagem.
ResponderExcluir2. Nesta pergunta foi exatamente isso o que eu entendi.
3. Laymert de fato afirma que a cultura cibernética trouxe a "noção de informação" e logo em seguida faz um comentário sobre a cultura dos yanomamis (ao dizer que é necessário ver as outras culturas com base também na noção de informação - a diferença que faz a diferença, nas palavras dele). O que eu gostaria de saber era se, com base neste referencial, Laymert nos dá a entender que a nossa cultura somente chegou até aonde chegou porque nós conseguimos guardar a informação e não ter que sempre "começar do zero". A meu ver, nós conseguimos trabalhar mais com referenciais teóricos do que eles (o que foi chamado de dimensão virtual da realidade), já os yanomamis escolheram trabalhar com aquilo que é mais concreto (o que foi chamado de resolução audiovisual), o que não promove a chamada "atualização do virtual". Confesso que foi um trecho um tanto difícil para entender, pois isso a minha pergunta.