sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
As eras culturais: uma análise da abordagem de Lúcia Santaella
A autora supra citada propõe seis eras evolutivas com relação ao processo de comunicação. Processo este que tende a aprimorar-se com o decorrer do tempo, daí a nomenclatura evolução. Em seu artigo entitulado "Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano" a mesma destaca as seguintes eras com suas respectivas características:
1. Cultura oral: Como o próprio nome já nos adianta, é o período cuja informação era passada apenas por meio da voz.
2. Cultura escrita: Nesta época já se tem início a utilização de símbolos e signos linguísticos para haver a transmissão de informações.
3. Cultura impressa: Quando o homem começa a desenvolver a utilização de papel para o registro de suas informações, a transmissão do conhecimento passa a ser melhor disseminada, o que adquire maior eficácia com a invenção da imprensa.
4. Cultura de massas: Nesta cultua a informação é transmitida de forma mais simultânea e uniforme, podendo se destacar o papel do rádio e da TV
5. Cultura das mídias: Este estágio já pôde ser atingido graças à somatória de todas as mídias acima, pois trata da cultura onde a informação é adquirida por meio das diferentes mídias sendo estas selecionadas pelo leitor, ocorrendo uma maior interação entre este e os emissores da informação.
6. Cultura digital: Se o estágio anterior enfatizava a seletividade da informação por meio do leitor, este enfatiza a convergência de todas as mídias visando levar o maior número de informações ao maior número de pessoas, nom menor tempo possível.
Assim sendo, podemos dizer que, atualmente, todas as mídias estão prestando o mesmo serviço: informar ao leitor.
Creio que atualmente estamos vivendo esta última fase, e de modo muito intensa! Como exemplo, podemos destacar os jornais, que buscam o leitor onde o mesmo se encontra, valendo-se do rádio, da TV, do jornal impresso, da Internet, fazendo com que os mais diversos "leitores" tenham acesso ao seu conteúdo, quer seja pelas mídias já apresentadas, quer seja por meio de tablets e telefones celulares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário